domingo, 11 de novembro de 2018

Investimentos - Para aqueles que já assumiram o comando desse avião e toparam embarcar nessa viagem rumo ao "céu de brigadeiro" nas finanças

Quem já conseguiu montar seu orçamento familiar, provavelmente já começou a planejar melhor seus gastos e agora já pode dar o próximo passo, que é poupar.




Por que montar o orçamento é o primeiro passo para  quem quer começar a poupar? 
- Para saber quanto dinheiro lhe sobra após pagar todas as suas contas.

Não está sobrando nada? Tente rever o que pode ser ajustado, se a torneira das despesas não está aberta demais. 

Não é raro perceber que, feita a conta das "receitas menos as despesas", ainda sobre algum dinheiro. 

Porém, caso o dinheiro fique ali, disponível na sua conta corrente, você acaba gastando tudo, sem nem perceber, já pensou nisso?  

E poupar é muito importante! 

Numa emergência, esse dinheiro não poupado pode fazer falta, evitando que tenhamos que ou contar com a sorte ou contrair dívidas.

Além de garantir um "pé de meia" para emergências, poupar nos ajuda a realizar nossos sonhos.

Poupar é acumular hoje para usufruir amanhã, mas requer disciplina e envolvimento de toda a família, pois exige uma redução nos gastos pessoais e familiares em prol de um objetivo.

Aliás, focar em um objetivo é muito importante para quem está embarcando nessa viagem. 
Tente responder a seguinte pergunta: “Para que vou aplicar meu dinheiro?”

Você verá como surgirão, em sua mente, motivos para poupar. Experimente!

Mas, atenção: poupar e investir não são a mesma coisa, sabia?

Investir é "guardar" o dinheiro poupado em aplicações financeiras que rendem juros. Em suma, é fazer o seu dinheiro render mais dinheiro. Muito melhor que deixar o dinheiro na conta corrente, sem render um centavo sequer e, pior, correndo risco de gastá-lo sem nem perceber com o quê, não é verdade?

Mas atenção: investir requer cuidados e informação. 

Veja as principais informações que todos precisam saber antes de escolher como investir seu dinheiro:

1) Não há investimento sem risco

Todo investimento tem algum risco, uns mais outros menos. Lembre-se que até deixar o dinheiro parado na conta corrente ou quietinho na poupança tem risco: o risco de ver seu dinheiro corroído pela inflação.

Existe, na verdade, uma regra em relação aos riscos: quanto mais risco, maior a rentabilidade. O investidor é remunerado pelo risco que aceita correr.

Quem ainda tem pouco dinheiro para investir, uma aplicação mais segura mas que renda menos pode ser uma boa opção. 

Quando tiver mais dinheiro, a indicação passa a ser a diversificação: o velho ditado "não colocar todos os ovos na mesma cesta". 

Nesse caso, divida seus investimentos entre aplicações mais seguras mas menos rentáveis, como as de renda fixa; e aplicações menos seguras, mas com boa possibilidade de rentabilidade, como as de renda variável. Isso ajuda a diluir as perdas, caso ocorram e aumenta o potencial de lucro.

A maior parte das aplicações conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos - FGC. Para saber mais sobre o FGC, clique em https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/fgc.asp#5

2) A liquidez é importante se o dinheiro aplicado precisa ser resgatado no curto ou médio prazos

A liquidez é a facilidade em transformar o valor investido em dinheiro na hora em que precisar. 

Alguns investimentos, como imóveis por exemplo, são considerados de baixa liquidez, porque não há garantia de que poderão ser transformados rapidamente em dinheiro novamente na hora em que houver essa necessidade. Outros contam com uma carência para resgate. Outros, por sua vez, embora tenham rentabilidade diária, semanal ou mensal cobram uma espécie de multa ou pedágio pelo resgate antecipado ou pagamento maior de imposto se retirar o dinheiro antes do prazo.

Por isso, a baixa liquidez é um risco a ser considerado: antes de escolher a aplicação deve-se perguntar se existe a possibilidade de precisar desse dinheiro no curto prazo. 

Sabemos que imprevistos acontecem, então uma dica é deixar uma parte do dinheiro em aplicações de liquidez imediata.

3) A volatilidade deve ser considerada 

Quando pensamos em volatilidade, sempre se pensa em ações, mas não é só a Bolsa de Valores que é volátil. A situação econômica no Brasil e no mundo influencia os rendimentos da maior parte das aplicações, seja pela taxa básica de juros (Selic), seja pela desvalorização da nossa moeda frente às moedas estrangeiras, seja ainda pela oscilação da inflação.

Precisamos estar preparados para lidar com a volatilidade, ainda que ela seja mínima.

Primeiramente, na hora de aplicar, deve-se escolher entre as opções de aplicação com rentabilidade prefixada ou pós fixada. 

Nas aplicações prefixadas, a taxa de retorno é conhecida e você sabe exatamente quanto irá receber no resgate. Mas é indicado se você acredita que os juros reais do país tenderão a se manter ou cair durante o investimento. Uma desvantagem é que, via de regra, os investimentos prefixados são de baixa liquidez e não costumam permitir resgates antecipados. 

Nas aplicações pós-fixadas, por sua vez, o investidor recebe a rentabilidade de acordo com algum índice; portanto, só se sabe quanto terá de rendimento no resgate. É indicado se você quer um investimento que acompanhe a variação da taxa de juros real do país, a fim de minimizar perdas inflacionárias. Outra vantagem é que, ao contrário dos prefixados, geralmente esse tipo de investimento aceita resgates antecipados.

A CVM possui um canal muito interessante para quem deseja aprender mais sobre investimentos. É o Portal do Investidor, vale a pena dar uma olhada: http://www.investidor.gov.br/index.html

No próximo post, continuaremos nossa viagem rumo ao "céu de brigadeiro" nas finanças. Nossa próxima parada: os tipos de investimentos mais comuns.

Boa viagem!



5 comentários:

  1. Você tem alguma dúvida sobre investimento? Mande seus comentários, dúvidas, sugestões, temas de interesse. Vamos viajar nesse tema juntos?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de embarcar neste aviao, mas não consigo sou gastadeira

    ResponderExcluir
  3. Interessante o tópico e uma sugestão para quem quer começar a investir seria o Tesouro Direto que exige valor mínimo de R$30.00 e tem como indexador taxa Selic....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo, embarcar nesse avião é perfeitamente possível, mesmo começando com pouco... O importante e começar e daí vc vai conseguindo evoluir, vai tomando gosto pela coisa...

      Excluir